Fácil de usar, o Endless, sistema operacional baseado no Linux é uma aposta inteligente para muitas entidades do terceiro setor. Principalmente as que trabalham com comunidades carentes, inclusão digital, educação, em locais com pouco ou nenhum acesso a internet. Ou ainda é recomendado aquelas que estão começando e operando com poucos recursos.
Ficou interessado? Veja seis motivos para conhecê-lo melhor:
1 – Sistema operacional gratuito com garantia vitalícia de atualizações;
2 – Qualquer pessoa com pouco conhecimento sobre computadores consegue instalar, configurar e utilizar o sistema;
3 – Voltado para educação, vem com 100 aplicativos pré-instalados, incluindo uma enciclopédia com 80 mil verbetes;
4 – A maioria dos aplicativos pode ser utilizada offline, o que pode ser fundamental em comunidades com pouco ou nenhum acesso a internet;
5 – Vem softwares livres como o LibreOffice, semelhante ao Office da Microsoft, e editores de áudio, vídeo e imagem;
6 – O sistema operacional ocupa pouco espaço e é rápido, sendo uma boa opção para computadores reciclados ou com configurações defasadas;

Área de trabalho original

Área de trabalho de teste
Detalhando um pouco mais
Enfim, a aposta da empresa são usuários que tem pouca familiaridade com computadores, mas facilidade em manusear smartphones. Por este motivo, a área de trabalho é muito parecida com as telas de celulares android, com os ícones de atalho para aplicativos e pastas. O sistema pode ser baixado diretamente do site da empresa e sua instalação é muito intuitiva. Ainda sim, o usuário pode assistir um vídeo curto explicando o passo-a-passo.
Também é pensado para ser usado com ou sem internet. Entre os aplicativos grátis pré-instalados estão um tradutor e uma biblioteca com 70 livros de autores como Machado de Assis e Eça de Queiroz. Tem até uma versão de A Origem das Espécies, de Charles Darwin.
Outros aplicativos interessantes testados foram o Gnote, para fazer anotações; Shotwell para edição rápida de imagens e Constelação, com um mapa interativo e informações sobre as estrelas vista de qualquer parte da terra.
Já com acesso a internet o sistema operacional funciona normalmente para navegar e acessar as redes sociais.
O Endless também pode ser usado alternadamente com o Windows em dual boot. Ou seja, depois de instalado, é possível escolher por qual sistema operacional iniciar o computador. Para testes, o sistema operacional foi instalado em uma partição de 32 GB de um notebook de 1 TB, com 8 GB de memória RAM e processador Core i7. O resultado foi acima da expectativa, não travando nenhuma vez, abrindo os programas de modo bem mais rápido que no Windows 10. Em dois dias de uso o único defeito encontrado foi não conseguir instalar a impressora pelo Wi-Fi.
Inclusive esse texto e as imagens do post foram feitos nesse sistema operacional usando o Gimp para recortar imagens, o LibreOffice Writer, para escrever, e o Internet Chromium para postar no site.

Computador de design moderno, configuração de smartphone e preço pouco atrativo
PS. Quem não tem um computador, pode se interessar no Endless Mini, à venda pelo site da empresa. De tamanho discreto – mais ou menos o tamanho de uma bola de boliche – e configuração e peso semelhante a de muitos celulares atuais. Dois GB de memória RAM e 32 GB de HD. O preço (R$ 899,00 em 09/11/2016), porém, parece um pouco alto pela configuração oferecida, ainda mais considerando a clientela alvo. Além disso, não vem com teclado, mouse ou monitor, mas pode ser conectado à TV, transformando-a em uma smart TV.
Ficou interessado? Veja este vídeo.
Bem legal o Endless e a ideia de disponibilizar um conteúdo tão diversificado offline.
Pena que o custo x benefício desse computador não seja nada bom, mas o OS parece mesmo uma opção bem interessante para instalar em máquinas defasadas para que sejam melhor aproveitadas.
Muito legal a dica!
Pois é, Paula. Foi exatamente o que pensei ao instalar o Endless no meu notebook. Alterno o uso dele com o Windows 10. Quando pensei neste post foi justamente com essa finalidade que pensei. Lembrei de entidades onde já atuei que usavam computadores para alfabetização de adultos, por exemplo. Não requer uma configuração avançada e com o Endless os alunos poderiam ter contato com uma gama maior de conteúdos educacionais