Voltado para jornalistas, comunicadores e estudantes da área, o curso de Educação a Distância Tudo que você precisa saber antes de escrever sobre ONGs já teve início, mas ainda é possível fazer a inscrição e participar dos módulos. Totalmente gratuito, objetiva explicar conceitos básicos sobre as organizações não-governamentais, ou, num termo mais atualizado, organizações da sociedade civil.

Promovido pela Associação Brasileira de ONGs – Abong, por meio do Observatório da Sociedade Civil e com apoio do Instituto C&A, o curso é dividido em módulos. Pela internet o aluno aprende, por exemplo, que o termo “ONG” começa a aparecer em relatórios das Organizações das Nações Unidas (ONU) já na década de 40 do século passado. No Brasil, as primeiras entidades começaram a surgir no final da década de 60. Outra explicação importante é a classificação de fatores que definem essas organizações: 1) ser uma entidade privada; 2) não ter fins lucrativos; 3) estar legalmente constituída; 4) ser capaz de administrar suas próprias atividades e 5) ter participação voluntária.

Para se inscrever no curso, clique neste link . Já estão disponíveis o Módulo 1 – O que é e para que serve uma ONG e o Módulo 2 – Fundação, Associação ou Oscip? Dando nomes aos bois. Já o Módulo 3 – Por que eu deveria ouvir uma ONG para minha matéria? será liberado em 20 de novembro. E, por fim, o Módulo 4 – O dinheiro das ONGs estará disponível a partir do dia 27 deste mês. No final de cada módulo é necessário fazer uma prova pela plataforma do curso para poder receber o certificado de participação com carga horária de 20 horas.

Compartilhar

O curso é parte do projeto da Abong Compartilhar Conhecimentos: Uma estratégia de fortalecimento das OSCs, que tem foco no desenvolvimento do fortalecimento político institucional das organizações da sociedade civil. Para saber mais do projeto, clique aqui.

Pin It on Pinterest

Share This